Sampaleo




Museu de Zoologia da Universidade São Paulo
História:
O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo teve sua origem dentro do Museu Paulista, o qual começou a abrigar uma coleção de história natural na década de 1890. Nos anos seguintes, as coleções naturais abrigadas cresceram, até que em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, sucedendo a Sessão de Zoologia do Museu Paulista, ao mesmo tempo que era projetado um novo prédio para abrigar a coleção zoológica. Finalmente, em 1969, com a coleção já abrigada no novo prédio, o museu passou a fazer parte da Universidade de São Paulo, adotando seu atual nome.Hoje, Museu de Zoologia da USP abriga mais de 10 milhões de exemplares preservados, fornecendo importantes informações nas áreas de biologia evolutiva, paleontologia, ecologia e biologia molecular. (Fonte)

Acervo e Atrações
O MZUSP oferece aos visitantes uma exposição principal com enfoque no tema Biodiversidade, e que apresenta um acervo variado de vertebrados e invertebrados, incluindo exemplares de espécies raras do Brasil e de outras localidades do mundo.
O tempo é um aspecto importante para entendermos como um país com o Brasil abriga atualmente cerca de 20% de toda a biodiversidade do planeta. Por essa razão a paleontologia ganha um importante destaque na narrativa, e os fósseis (originais, réplicas e modelos) aparecem em vários momentos do roteiro. Uma das principais atrações do museu faz justamente parte do grupo dos arcossauros: a reconstrução em tamanho real do esqueleto de um Tapuiassauro (Tapuiasaurus macedoi), titanossauro brasileiro proveninente da cidade de Coração de Jesus (Minas Gerais), que ganhou destaque no cenário científico internacional por ter sido encontrado com o crânio mais bem preservado já visto até então para o seu grupo.
A exposição ainda abriga outros arcossauros, como pterossauros do gêreno Anhanguera, réplicas de fósseis do crocodiliforme Mariliasuchus amarali (ambas nacionais, sendo o último proveniente do Estado de São Paulo), do terópode argentino Carnotaurus sastrei e uma restauração em vida do famoso Velociraptor mongoliensis.
Outros destaques incluem os esqueletos de uma preguiça gigante e um tigre-dente-de-sabre montados em posição de combate, réplicas de crânios de imensos leões extintos e uma das únicas reproduções disponíveis na América do Sul do crânio do gigantesco Andrewsarchus mongoliensis – um extinto parente das baleias.
O museu oferece aos visitantes – especialmente grupos e escolas - a possibilidade de uma visita guiada (que necessita ser agendada previamente). Além disso, aos finais de semana, inclui programas especiais, como palestras sobre temas ligados à Zoologia, e oficinas interativas, desenvolvidas pela própria equipe do museu (pesquisadores, técnicos e educadores), em um espaço que reproduz os bastidores da instituição e suas grande coleções científicas. Neste local os visitantes descobrem como este imenso acervo é mantido e as técnicas utilizadas na conservação dos animais e das pesquisas realizadas pelo MZUSP.

Endereço e Informações
Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo:
Endereço: Avenida Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo
Telefone: (55) (11) 2065-8100
Site: www.mz.usp.br
Entrada: paga (temporáriamente gratuita)

Funcionamento e Horários
Horários e Funcionamento:
Aberto de quarta à domingo, das 10 às 17 horas (entrada de visitantes até as 16:30)

Informações Úteis (Em breve mais informações)
Como chegar:

Galeria

































