top of page

                  Museu de Paleontologia de Marília

História:

O Museu de Paleontologia de Marília teve sua inauguração em 25 de novembro de 2004, pela prefeitura de Marília, após 11 anos de trabalho e coleta de fósseis pelo pesquisador William Nava. 

Nava começou sua carreira como paleontólogo em 1993, quando decidiu procurar fósseis por curiosidade e interesse e acabou por encontrar o primeiro fóssil na região de Marília, pertencente a um titanossauro, num trabalho pioneiro e inédito em todo o oeste paulista. Posteriormente, o pesquisador encontrou outros fósseis de dinossauros na região, além de registrar fósseis de duas espécies inéditas de crocodilos primitivos, nomeadas mais tarde como Mariliasuchus amarali e Adamantinasuchus navae, sendo este ultimo nomeado em sua homenagem.

Com enfoque na paleontologia da região (bastante rica em sítios paleontológicos), o Museu de Paleontologia de Marília abriga diversos fósseis e materiais importantes. Com o decorrer do tempo, Nava firmou parcerias com diversas universidades e instituições de várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e mais recentemente Los Angeles, nos Estados Unidos, para o aprofundamento das pesquisas relacionadas aos fósseis encontrados. 

Além das pesquisas, o espaço também promove a preservação e divulgação dos materiais nele exibidos. É um dos poucos locais do Estado a apresentar exposição permanente de fósseis verdadeiros de dinossauros. William Nava segue na direção do Museu de Paleontologia desde sua inauguração há 12 anos, já que a "cara" do museu é o próprio trabalho do pesquisador.

Acervo e Atrações

O Museu de Paleontologia de Marília traz a todos os seus visitantes um interessante e importante acervo paleontológico baseado nos achados de sua região, naturalmente rica em fósseis de crocodilos e titanossauros. Dentre os exemplares fósseis exibidos em sua exposição, os maiores destaques ficam por conta do Mariliasuchus amarali (crocodilo terrestre heterodonte e de grande importância paleontológica, uma vez que foram encontrados diversos espécimes fossilizados deste animal em rochas da região, auxiliando muito na compreensão do grupo) e do Dino Titã, espécie de titanossauro que teve mais de 60% de seu esqueleto coletado, uma descoberta que rendeu ao museu e à cidade um maior reconhecimento nacional, uma vez que a descoberta serviu de inspiração para a novela global "Morde & Assopra", em 2011.

Entre as outras atrações do museu estão fósseis de outros dinossauros. ossos e ovos fossilizados de Mariliasuchus, peixes, tartarugas, uma réplica reduzida do famoso Tyrannosaurus rex e uma exposição de réplicas de crânios de dinossauros. Materiais como banners, fotografias, recortes de matérias de jornais, ilustrações dos dinossauros apontando quais partes de seus esqueletos foram encontrados e mapas de ocorrências fossilíferas dentro do Grupo Bauru também estão presentes e auxiliam na compreensão do público.

Em 2016, o Museu de Paleontologia de Marília iniciou um projeto de digitalização de seu acervo, ainda em andamento.

A Cidade

Marília está situada num planalto  com topografia acidentada, constituído por rochas areníticas formadas durante o Cretáceo Superior, há cerca de 65 a 70 milhões de anos. A região apresenta vales e  itambés formando escarpas verticais, algumas com até 100 metros de profundidade, e cachoeiras que despencam por entre as rochas, num belo espetáculo da natureza, que atrai o olhar e a curiosidade dos moradores da cidade e daqueles que vem de fora.
Os terrenos colinosos favorecem a exposição das rochas, que muitas vezes possuem em seu interior os fósseis dos dinossauros que são encontrados pelos pesquisadores.
Marília é conhecida em todo o Brasil pelos fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos que lá viveram, atraindo estudiosos de diversas áreas, principalmente paleontólogos e geólogos. 


 

Endereço e Informações

Museu de Paleontologia de Marília:

AVISO: o Museu de Paleontologia de Marília se encontra atualmente fechado para REFORMA. Assim que as atividades forem retomadas a Sampaleo avisará a todos.  

Endereço:  Av. Sampaio Vidal, 245, centro, prédio da biblioteca municipal, Marília 

Páginas:

               Facebook: Museu de Paleontologia de Marília (https://www.facebook.com/www.dinosemmarilia.com.br/) 

               Blog: http://dinosemmarilia.blogspot.com.br/

Entrada: gratuita

O atendimento do público é feito pelo paleontólogo William Nava.

Funcionamento e Horários

O Museu de Paleontologia de Marilia encontra-se atualmente fechado para reformas

Informações Úteis 

Como chegar:

Onde se hospedar?

Se você não é da região, mas gostaria de fazer uma visita ao museu, a Sampaleo te ajuda disponibilizando uma pequena lista de hotéis próximos ao local:

Hotel Tenda

Endereço: Rua 7 de setembro, 35

Telefone: 14 - 3402-5151

Estoril Hotel

Endereço: Rua São Luiz, 139

Telefone:  14- 2105-2700

Hotel Jr 

Endereço: Avenida Rio Branco, 716

Telefone: 14 - 2105-2800

 

Hotel Nove de Julho 

Endereço: Rua 9 de Julho 1583

Telefone: 14 - 3301-0390

Hotel Alves e Buffet

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Dezembro, 1236

Telefone: 14- 2105-3366

Hotel Max Plaza Marília

Endereço: Rua Maranhão, 176

Telefone: 14- 3402-7777

Hotel Rex

Endereço: Rua Armando Salles Oliveira, 77

Telefone: 14- 3433-5488

Onde comer?

Pensando em facilitar ainda mais a vida daqueles que pretendem visitar o local, mas não conhecem nada da região, a Sampaleo também separou uma listinha de locais para você fazer seu amoço e/ou janta que são relativamente próximos ao museu:

Estancia Grill

Endereço: Rua São Luiz, 368 centro (100 metros do museu)

 

Baby Bufalo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal, 81 centro

Cantina Mamma Mia 

Endereço: Rua José Alfredo de Almeida, 45

Restaurante Don Mantelli

Endereço: Rua 15 de novembro, 579

Restaurante Dragão Dourado 

Endereço: Rua Dom Pedro, 48 centro

Galeria

Agradecimentos especiais: 

A Sampaleo agradece a colaboração do pesquisador William Nava, que cedeu diversas informações, nos ajudando a fazer um guia mais completo.

bottom of page