top of page

Onde Estudar?

Descobriu que é apaixonado por fósseis, sonha em participar de uma expedição de coleta e tem os pré-requisitos e espírito necessários para se tornar um verdadeiro cientista. Então você quer ser um paleontólogo!

 

A pergunta então é: como? Que direção preciso tomar para me tornar um paleontólogo?

 

Pensando nesta dúvida que é muito comum entre os entusiastas sobre o assunto, e com o intuito de ajudar vocês, a Sampaleo preparou um pequeno guia de como se tornar um paleontólogo no Brasil, destacando os principais centros de formação no Estado de São Paulo onde você pode realizar esse sonho.

Como ser um paleontólogo
1° passo - a graduação

A primeira coisa que devem saber é: não existem cursos de graduação em Paleontologia no Brasil.

 

"Então é impossível ser um paleontólogo aqui?"

Não.

 

Se uma carreira na paleontologia é algo que você realmente deseja, então deve primeiro optar por fazer uma graduação em uma área que oferece os elementos necessários para que possa compreender as bases que constituem a Paleontologia. Neste sentido, a graduação em Geologia ou Ciências Biológicas são escolhas mais óbvias e comuns para aspirantes a paleontólogos. Cada uma dessas áreas enfatiza aspectos que poderão te ajudar no direcionamento seguinte e sua entrada definitiva no campo da Paleontologia: como geólogo, sua base teórica será fundamental caso deseje desenvolver atividades ligadas ao uso de fósseis para datação de rochas sedimentares ou mesmo na exploração de bens minerais de interesse econômico, como o petróleo. Se o seu interesse, contudo, é desenvolver pesquisas com o propósito de compreender os processos ligados à evolução, ecologia e distribuição das espécies extintas no passado, as Ciências Biológicas podem te oferecer conceitos teóricos mais apropriados.

 

Os cursos de graduação em Geologia e Ciências Biológicas costumam oferecer fundamentos de Paleontologia entre as disciplinas básicas de suas grades curriculares: esta é uma excelente oportunidade para que você estabeleça seu primeiro contato com grupos de pesquisas, por meio de estágios voluntários ou com bolsa de estudos.

2º passo - pós graduação

Após se graduar na área de sua preferência, você deve optar por qual o tipo de atuação que pretende desenvolver dentro da Paleontologia. Essa é a hora de pensar se seu interesse é desenvolver pesquisas e docência (professor universitário) ou se o caminho que lhe parece

mais promissor é desenvolvendo trabalho técnico em laboratórios, fazendo levantamento de impactos para empreendimentos civis ou prospecção para empresas de exploração mineral. Se prefere vertebrados ou invertebrados. Se quer trabalhar na indústia petrolífera ou estudar a Megafauna do Pleistoceno...

 

Uma vez que tenha levado em consideração o imenso leque de assuntos e possibilidades abrangidos pela Paleontologia, e com isso decidido qual vertente seguir, o próximo passo é descobrir quais instituições oferecem pós-graduação em Paleontologia, verificar suas respectivas linhas de pesquisa e avaliar quais delas se aproximam de suas expectativas. A pós-graduação tradicional em Paleontologia, como em outras áreas afins, tem início com o Mestrado, e uma vez vencida essa etapa, o Doutorado. Cada uma dessas etapas consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, orientado por um pesquisador mais experiente (orientador), e na participação em atividades de campo e disciplinas teóricas, escolhidas de acordo com os interesses de seu projeto.

 

Escolhida a instituição que melhor atende seus interesses, é hora de fazer o primeiro contato com seu futuro orientador. Os detalhes para o ingresso na pós-graduação podem variar de acordo com a instituição, mas quase sempre envolvem avaliações escritas de conhecimentos específicos e idiomas, podendo incluir avaliação de currículo, entrevista com o futuro orientador e apresentação de um projeto preliminar de pesquisa.

Instituições de pós-graduação na área de Palontologia em São Paulo

                                             Universidade Estadual de Campinas
 

Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Geociências
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Paleobotânica,Tafonomia vegetal e Geotecnologias aplicadas à paleobotânica.
 

                             

 

                               Universidade Estadual Paulista/Campus Rio Claro (1)


Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Geologia Regional
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Micropaleontologia,Paleobotânica, Paleozoologia de invertebrados, Paleozoologia de vertebrados.

 

 

 

                               Universidade Estadual Paulista/Campus Rio Claro (2)


Programa oferecido: Programa de pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Micropaleontologia ePaleozoologia de vertebrados.

 

 

 

                                                   Universidade de Guarulhos


Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Análise Geoambiental
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Palinologia e Paleobotânica.

 

 

 

                                                Universidade de São Paulo (1)


Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Geotectônica e Evolução de bacias.


 

 

                                                Universidade de São Paulo (2)
 

Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Oceanografia
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Paleoecologia e paleoceanografia do Quaternário com base em foraminíferos, nanofósseis calcários e geoquímica.


 

 

         Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto


Programa oferecido: Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada
Áreas e/ou linhas de pesquisa da Paleontologia atendidas pelo programa: Paleontologia de vertebrados
.

bottom of page